NOSSA HISTÓRIA
A Capela Nossa Senhora da Assunção surgiu na cidade de Fortaleza, capital cearense, em meados de 1998, a partir de um grupo de fiéis católicos que notaram que algo tinha mudado na liturgia e na doutrina da Igreja Católica e que precisavam se aprofundar na fé e moral tradicional.
A situação do catolicismo na época era a mesma de hoje. Havia somente duas correntes permitidas nas paróquias: Renovação Carismática (RCC) e Teologia da Libertação. Não restava ao fiel diocesano nenhuma forma ortodoxa de viver a fé.
Essa situação de desamparo e crise surgiu após o Concílio Vaticano II, onde os que desejavam guardar a fé e a sã doutrina, deixada por Nosso Senhor aos apóstolos, passaram a ser perseguidos, vilipendiados, ou, então, morreram de inanição por não encontrarem o alimento espiritual que suas almas necessitavam.
Neste contexto, os antigos fundadores da capela buscavam, de alguma forma, sobrepujar a crise e re-encontrar o tesouro da tradição católica.
Pois bem, depois de uma longa procura por padres que rezassem a missa anterior ao Concílio Vaticano II e, além disso, mantivessem a doutrina e piedade tradicionais, conseguiram entrar em contato com um padre do Rio de Janeiro, Dom Lourenço Fleichman, beneditino, que preenchia todos estes quesitos e que havia, com seus fiéis, fundado a Capela Nossa Senhora da Conceição, em Niterói-RJ.
Dom Lourenço aceitou o desafio de não somente oferecer as missas no rito antigo, promulgado por São Pio V, como também orientar os novos fiéis; e, logo, constituiu-se – apesar de não poder estar sempre presente – como pastor das ovelhas de Fortaleza.
Deste momento em diante, permanecemos na tradição ao lado de nosso pároco, Dom Lourenço, e da Fraternidade Sacerdotal São Pio X há mais de 20 anos, mesmo nos momentos de maiores dificuldades, uma graça que vem das mãos generosas de Nossa Senhora da Assunção, que nunca deixou de acompanhar seus filhos e interceder por eles junto ao Sagrado Coração de Jesus.
A capela conta, além da especial proteção de sua padroeira, com o amparo de São José, castíssimo esposo da Virgem, e o Sagrado Coração de Jesus, que consegue do Pai toda a complacência. Com estas proteções, seguimos firme na integralidade da fé e na guarda do rito latino, conforme rezado na Igreja Romana desde tempos imemoriais.
Nos dias atuais, nossos esforços estão concentrados na aquisição de um terreno para a edificação de um Priorado, onde teremos padres permanentes da Fraternidade Sacerdotal São Pio X – FSSPX. Por isso, pedimos uma contribuição financeira a você que entende que a construção desta obra em Fortaleza contribuirá para fixar e expandir a Fé Católica Tradicional na região nordeste.
AO FIEL DA CAPELA NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO
A descoberta da Tradição Católica dentro das nossas Capelas, pede certa dose de docilidade, de querer pertencer a uma família espiritual, com sua herança própria, sua história. (Dom Lourenço Fleichman)
O Santo Sacrifício da Missa